sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Treinos

Iniciei os treinos para esta aventura, praticamente, em Janeiro/2009.

Tendo quase sempre uma grande amiga e incetivadora companheira - Denise.

Aproveitando quase todos os feriados prolongados para pedalar distâncias mais elevadas e nos finais de semanas, normalmente pedalei em lugares com relevo mais acentuado.

Em alguns destes feriados o pedal foi realizado na região de Cantagalo/Carmo/Duas Barras, tendo como base o haras e sitio São Judas Tadeu em Santa Rita da Floresta distrito de Cantagalo, dos familiares do Henrique, que sempre convidou pessoas sensacionais.
Durante o Carnaval, fui para região de Lidice/Rio Claro, onde pedalei junto com Henrique, Denise, Jorgão e Diana.

Em alguns finais de semanas, juntei-me ao pessoal de Resende/Volta Redonda em alguns pedais organizados pelos amigos da bike. Tendo participado do passeios para :
  • São José do Barreiro
  • Penedo/Mauá/Maromba
  • Bananal /Sertão da Bocaina
Aqui pelo Rio o basicão foi ir para o Postinho do Alto da Boa Vista (point da galera do pedal) deixar o carro e de lá pedalar pela floresta (Paineiras, Cristo, Bom Retiro, Vale Encantado, Mesa do Imperador e Vista Chinesa). Algumas vezes descíamos pedalando para Barra, e esticávamos até Grumari outras até Barra de Guaratiba, voltando para o Postinho.

Um outro pedal que eu fiz diversas vezes aqui pelo Rio foi Barra/Joá/Canoas/Postinho, voltando pelo mesmo caminho ou pela estrada de Furnas. Em alguns deste pedais tive a companhia do André.

Tive ainda uns pedais lá do outro lado da poça (Niteroi), sendo que deixava o carro na Pça. XV e atravessávamos de barca para Niterói , de onde pedalavamos para a região oceânica ( Camboinhas, Itaipu, Itaipuaçu), tendo umas esticadas até Barra de Maricá e uma outra até Saquarema, passando por trechos do Caminho de Darwin.

Um outro pedal muito bacana foi o de Petrópolis/Pati do Alferes/Petrópolis, onde fizemos parte do caminho do Imperador.

Teve a subida de Cachoeira de Macacu para Friburgo,organizada pelo Dave da Camelos, onde subimos pelo asfalto e descemos pela trilha. Neste dia chovia e fiquei sem freio na descida e tive que voltar empurrando a bike por uns 12km.

Tive duas cicloviagens que foram sensacionais : Cachoeira Paulista-Cunha e Volta Redonda/Conservatória/Santa Rita de Jacutinga.
A de Cachoeira Paulista/Cunha foi compartilhada com a turma da limonada (Denise,Manuel e Erviw), já a de Volta Redonda/Conservatória/Santa Rita de Jacutinga eu fiz só.

Neste pedais conheci diversas pessoas as quais contribuíram e me incentivaram muito para a minha grande aventura que irá começar em breve.

Agradeço a todos aqueles que passaram dicas, fizeram companhia durante os treinos e a minha família.

O próximo post provavelmente será direto de Santiago e tentarei atualizações durante a aventura, com direito a fotos.

domingo, 3 de maio de 2009

O trajeto

Há outras opções/sonhos para o planejamento,mas como tinha que ter um foco pois o tempo para a realização do sonho será durante minhas férias. Desta forma resolvi fechar o roteiro (Rio de Janeiro/Santiago/Puerto Montt/Ensenada/Entre Lagos/Fronteira Chile-Argentina/Vila La Angostura/Bariloche/Llao-Llao/Rio Villegas/El Bonsón/El Maitén/Esquel/Trelew/Puerto Madryn/Peninsula Valdez/Trelew/Bueno-Aires/Rio de Janeiro).

Como o vôo chega em Santiago na madrugada, estou pensando em ficar em Santiago 2 dias no máximo, quando pego um vôo para Puerto Montt. Lá em Puerto Montt penso em passar um dia conhecendo um pouco a cidade (Oceano Pacífico) e no outro começar a pedalar para Puerto Varas.
Em função deste planejamento, fiz o meu roteiro de pedal começando no 4o dia e a cada 2/3 dias de pedal, paro um dia para descanso de pedaladas.

Até Bariloche foi mais fácil de planejar, após Bariloche indo para a Patagônia, os locais são menos povoados.
Os maiores "povoados" serão El Bolson e Esquel.
Em El Bolson posso ir para El Maitén ou Esquel, pois nestas duas cidades há possibilidade de eu fazer um passeio ou deslocamento de trem pelo Velho Expresso da Patagônia (La Trochita-http://www.latrochita.org.ar), sendo necessário ajustar os planos para tomar o ônibus para Trelew.
De Trelew para Puerto Madryn, irei de ônibus, onde volto a pedalar.
A ídeia é ir pedalar pela Peninsula Valdez,onde só pode pernoitar em Puerto Piramides nos outros lugares não tem como pernoitar.
Mas li alguns relatos de ciclistas que pernoitaram em casas de moradores locais e até nos abrigo/farol/guarda-parque.
Ou seja, só lá que irei decidir o trajeto.

O mapa do trajeto esta no Bikemap

O tempo total será de 27 dias, sendo 17 dias pedalando.
A média dia de pedal deve ser em torno de 65km/dia. A altimetria max. 1400m.
Nos trechos planos posso ter que pedalar até 95km.
Mas a travessia da cordilheira será 22km em 1 dia.

Não devo fazer reservas(apenas em Santiago) e devo levar(comprar lá) uma barraca, mas só vou acampar quando não tiver pousada/albergue/hotel, para aproveitar uma cama macia.

Enquanto isso tenho que treinar para realizar o sonho. Nos próximos posts falarei sobre alguns treinos.
Até breve.

Um sonho.

Alguns dizem que é uma coisa de maluco, outros que deve ser muito legal.

A alguns anos li uma matéria na internet sobre uma travessia de bike do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico. Isso deixou na minha cabeça "Eu tenho que fazer esta travessia".

Agora ela esta se materializando. A partida será no final de Jan/2010 com retorno Fev/2010.
Mesmo que eu vá só (com a magrela e o GPS), pois é dificil conciliar férias e principalmente sonhos.

Pesquisei e defini os locais de partida (Puerto Montt-Chile) e chegada (Puerto Madryn-Argentina). Com esta definição faltava definir o trajeto, pois são varias opções mas analisei algumas possibilidades: cruzar a fronteira pelo Parque Nac.Pérez Rosales ou Parque Nac. Puyehue para o Parque Nac.Nahuel Huapi; atravessar a Patagonia Argentina saindo de Bariloche pedalando por Maquinchao, Gan Gan, Telsen até Puerto Madryn ou sair de Bariloche pedalando até El Maiten para conhecer "La Trochita" e depois atravessar a Patagônia de ônibus para Puerto Madryn.

No próximo post informo o trajeto definido inicialmente.


Caso alguém queira participar ou contribuir com informações, dicas será gratificante.
Se alguém quiser contribuir com algum din-din para monitoramento via GPS, não vou ficar chateado. rsss rsss